[ mostrar mensagem ]
Nota de Pesar (18/06/2026)
A Universidade de Araraquara – Uniara comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro.
Ao longo de sua trajetória, o Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro dedicou sua vida à educação e ao fortalecimento da Uniara, deixando um legado de compromisso com a formação acadêmica, a produção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Sua atuação foi marcada pela liderança, pela visão de futuro e pelo permanente empenho em promover uma educação de excelência.
Neste momento de luto, a Uniara manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e a toda a comunidade acadêmica, compartilhando o sentimento de profunda tristeza e de gratidão pela inestimável contribuição do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro à instituição e à educação.
O velório será realizado na Funerária Fonteri, no dia 19/06/2026, a partir das 12h30, nas salas 1 e 2, e o sepultamento ocorrerá às 16h30.
Em homenagem à memória de seu Magnífico Reitor e em respeito ao luto que se abate sobre toda a comunidade universitária, a Universidade de Araraquara - Uniara suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas nos dias 19 e 20/06/2026, retomando seu funcionamento regular no dia 22/06/2026.
A Uniara rende sua mais sincera homenagem ao Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, cuja dedicação, liderança e compromisso com a educação permanecerão como inspiração e parte indelével da história da instituição.
Araraquara, 18 de junho de 2026.
[ ocultar ]
Ana Cristina Alves Lima
As necessidades universais do ser humano em pesquisar, descobrir, elaborar, ser apoiado, criativo e de formar-se, fazem parte do processo educativo. A educação é uma atividade criadora, que tem por objetivo levar o ser humano ao desenvolvimento de suas potencialidades físicas, intelectuais, morais, sociais e, até mesmo, espirituais. Quando falamos em educação, facilmente pensamos na escola como a principal responsável por essa orientação. Ela não é a única responsável pela formação do indivíduo, os pais são os responsáveis pelas primeiras aprendizagens que acontecem no ambiente familiar.
O período educativo do ser humano, no qual a educação mais se intensifica e se apresenta de forma sistematizada é na infância e adolescência. As primeiras aprendizagens acontecem no seio familiar e depois outros grupos de referência também contribuem para o processo educativo e formativo do ser humano. Assim, tanto família sociedade, bem como a escola formal, influenciam tanto de forma positiva quanto negativa na formação educativa do indivíduo. A educação é, sem dúvida, um dos direitos fundamentais do homem. Dewey (1971), por exemplo, já dizia que a educação não é uma preparação para a vida, mas a vida em si. Ela pode ser considerada uma realização humana, que proporciona a oportunidade de descobertas, e que com elas se ajuste e sinta-se feliz, seja útil a si e à sociedade.
A educação, tanto na escola quanto na família, deve estar alicerçada numa filosofia de vida que deve coincidir para que haja coerência no processo educativo. A escolha da escola deve ser pautada em conceitos importantes que a família deve elencar como prioridade de aprendizagem para seus filhos.
O psicanalista Ivan Capelatto, em uma palestra sobre responsabilidade (disponível aqui), enfatiza o papel dos pais no suporte aos filhos, para que cresçam responsáveis por seus atos. Todo o cuidado com bebê nos primeiros anos de vida é fundamental para que ele se sinta amparado e apoiado. A frequência, constância no cuidado e no afeto, possibilitam o desenvolvimento de instâncias psíquicas para o funcionamento saudável do indivíduo. E a consequência de todo esse cuidado é a noção de responsabilidade.
A educação valoriza o homem, que tem como uma das mais importantes características poder aprender, educar-se, adquirir novos conhecimentos e progredir. Todo indivíduo tem valiosa capacidade de refletir sobre si mesmo, de autoanalisar-se e querer ou não aprimorar-se. Características da personalidade trazem em si anseios e angústias que variam de pessoa para pessoa, que por sua vez irão influenciar os planos, ideais e até atitudes que levam o ser humano a buscar respostas para suas interrogações e incertezas, que em algum momento da vida necessitam ser respondidas.
As responsabilidades por suas escolhas e direção futura de sua vida entram em jogo na adolescência. O processo de orientação profissional pode ser um momento estratégico, no qual o indivíduo irá acessar as capacidades desenvolvidas ao longo da vida. Essa orientação, em cooperação com a família e sociedade, deve se basear no planejamento e aconselhamento, levando em conta as experiências, afazeres, atividades extracurriculares do aluno, bem como sua situação socioeconômica.
Segundo Bock (2008, p 314), a orientação profissional “é um momento de conflito, mas não exclusivo na construção de um futuro”. Não se pode negar que o jovem tem responsabilidade por essa escolha, mas a sociedade, nesse sistema capitalista no qual vivemos, faz crer que o destino dos jovens está apenas em suas mãos. Será?
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI