202508091340

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu  

Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Mestrado Profissional

4

Sobre o Programa

Área de concentração

Educação e Ciências Sociais

Linhas de pesquisa

Gestão Educacional: aborda temas referentes às políticas educacionais e sua influência na gestão de sistemas escolares, de escolas e de outras instituições voltadas à educação formal e não formal; clima e cultura educacionais; exercício da liderança e formação em serviço; planejamento e avaliação educacional em seus diferentes níveis; acesso, leitura e utilização de indicadores socioeducacionais; processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições.

Processos de Ensino: aborda temas referentes à influência das políticas educacionais na formação inicial e continuada de profissionais da Educação; diretrizes curriculares e competências na Educação Básica; planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem; avaliações externas do desempenho escolar e seus impactos nas práticas docentes; pesquisa e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos; as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho do professor.

Conselho

Conselho do PPGPEGI (Mestrado em Educação/Uniara):

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Presidente

Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
Vice-Presidente

Profa. Dra. Maria Betanea Platzer

Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri

Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone

Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni
Suplente

Rafaela Fernanda Esteves
Representante discente Turma 2017

Solange Aparecida de Souza Monteiro
Representante discente Turma 2016

Corpo Docente
Profa. Dirce

Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro

Coordenadora e Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1998374437925681

Prof. Fábio

Dr. Fábio Tadeu Reina

Vice-coordenador e Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7399060665376872

Profa. Alda

Profa. Dra. Alda Junqueira Marin

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8878122935856466

Profa. Ana

Profa. Dra. Ana Maria Falsarella

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2721883425930417

Prof. Darwin

Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7310481558346315

Prof. Edmundo

Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4620256355323820

Profa. Luciana

Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8305118845068821

Prof. Luiz

Prof. Dr. Luiz Carlos Gesqui

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8242244411946834

Profa. Maria

Profa. Dra. Maria Betanea Platze

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1517203251145236

Profa. Maria

Profa. Dra. Maria Lúcia O. Suzigan Dragone

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2328947036066334

Profa. Maria

Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Processos de Ensino


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1819120734152701

Profa. Mônica

Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon

Docente

Linha de Pesquisa no Mestrado:

Gestão Educacional


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9657694246508397

Estrutura Curricular
Estrutura Curricular para os Ingressantes desde 2014

O aluno de Mestrado deverá cumprir no curso:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 16 créditos em disciplinas eletivas;
  • 12 créditos em APPs - atividades programadas de pesquisa (participação em eventos, tais como: seminários, congressos, publicações, etc.);
  • 48 créditos relativos à elaboração da dissertação.
Integralização dos Créditos

O aluno deverá integralizar os créditos no prazo máximo de dois anos (24 meses).
Dos créditos listados acima o aluno poderá cumprir a seguinte porcentagem fora do Programa:

  • 8 créditos em disciplinas.

Tabela de Créditos, Aproveitamento e Qualificação

Estrutura do curso Quantidade Créditos
Disciplinas obrigatórias 3 12
Disciplinas eletivas 4 16
APPs - Atividades programadas de pesquisa - 12
Dissertação - 48

1 crédito equivale a 15 horas.


Disciplinas Obrigatórias

Nomes das disciplinas obrigatórias Carga Horária Créditos
Bases para elaboração de projetos de pesquisa 60h 04
Instituições educativas em suas múltiplas dimensões 60h 04
Dimensões da gestão educacional (Obrig. para a linha de Gestão Educacional) 60h 04
O ensino na educação básica (Obrig. para a linha de Processos de Ensino) 60h 04

Disciplinas Eletivas

Nomes das disciplinas obrigatórias Carga Horária Créditos
Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor 60h 04
As diferentes dimensões da avaliação escolar 60h 04
Educação e direitos humanos 60h 04
Formação do educador. Avaliação das instituições educacionais 60h 04
Gestão educacional e formação de professores em serviço 60h 04
Gestão escolar na realidade brasileira 60h 04
Interações comunicativas na escola 60h 04
Novas tecnologias de informação e comunicação na educação 60h 04
Organização e gestão de sistemas educacionais 60h 04
Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos 60h 04
Políticas públicas para a educação no Brasil 60h 04
Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais 60h 04
Realidade escolar sob análise 60h 04
Situações de formação da equipe educacional 60h 04
Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira 60h 04
Diferentes dimensões da avaliação educacional 60h 04
Saberes e práticas docentes em diferentes componentes curriculares 60h 04
Fundamentos da educação inclusiva 60h 04
Internacionalização

Considerando que se trata de um curso recente, iniciado em 2014, as iniciativas relacionadas à internacionalização estão em fase inicial.

Podemos apontar o Convênio de Alcalá já em andamento desde 2017.

O Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero, docente do nosso Programa e aposentado da Universidad de Alcalá de Henares, vem intermediando estágios de alunos do nosso Programa na Universidade de Alcalá:

  • Mestranda Turma 2017: Elizete Varussa Seneda (Fevereiro a Abril de 2018) participando de disciplina e realizando estágio em escolas públicas da cidade de Alcalá.

Desde 2014, os professores do Programa vêm participando de eventos internacionais, apresentando trabalhos, bem como publicando capítulos e/ou livros em parcerias com pesquisadores internacionais.

Outras ações de internacionalização estão sendo consideradas, dependendo da obtenção de financiamento externo.

Grupos de Pesquisa

O Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação conta com dois grupos de pesquisa: "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" e "Organização e Gestão de Instituições Educacionais".

O grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. São estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções e características de práticas pedagógicas, como também pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da área de Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações educacionais.

Líderes:
  • Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
  • Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
Pesquisadores:
  • Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
  • Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
  • Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni
  • Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
  • Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
  • Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri
Mestrandos e Egressos:
  • Mestrandos e egressos do PPG em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

O grupo de pesquisa "Organização e Gestão de Instituições Educacionais" visa contribuir para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras de escolas e de outras instâncias educativas no que tange à liderança, à organização e à formação continuada em serviço, bem como à leitura e utilização de indicadores educacionais no planejamento das ações. Como está vinculado a um curso de pós-graduação profissional, é colocada ênfase entre estudos teóricos, empiria e atuação na gestão educacional, em vários âmbitos e modalidades.

Líderes:
  • Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz
  • Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
Pesquisadores:
  • Profa. Dra. Alda Junqueira Marin
  • Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
  • Prof. Dr. Darwin Ianuskiewtz
  • Prof. Dr. Edmundo Alves de Oliveira
  • Prof. Dr. Luiz Carlos Gesqui
  • Profa. Dra. Mônica Pereira Pilon
Mestrandos e Egressos:
  • Mestrandos e egressos do PPG em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

É importante ressaltar que os dois grupos dialogam permanentemente entre si e que reúnem docentes-pesquisadores com vasta experiência na área da Educação, orientando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, legais e em empíricas e de planos de intervenção que contemplam diferentes contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino. Empenham-se, ainda, em publicações de livros e de textos em revistas especializadas, bem como na apresentação de trabalhos em eventos educacionais, buscando estabelecer parcerias entre professores, alunos e ex-alunos e estimular mestrandos e egressos na divulgação de seus trabalhos e na continuação de seus estudos. Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos. Os grupos de pesquisa são compostos principalmente por professores da Uniara e por docentes-pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrá-los.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.

Acompanhe a Universidade de Araraquara nas Redes Sociais:

Selo e-MEC: Uniara
Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/sobre-o-programa/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI