Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado Profissional
4Área de concentração
Educação e Ciências Sociais
Linhas de pesquisa
Gestão Educacional: aborda temas referentes às políticas educacionais e sua influência na gestão de sistemas escolares, de escolas e de outras instituições voltadas à educação formal e não formal; clima e cultura educacionais; exercício da liderança e formação em serviço; planejamento e avaliação educacional em seus diferentes níveis; acesso, leitura e utilização de indicadores socioeducacionais; processos de gestão e organização didático-pedagógica e administrativa de instituições.
Processos de Ensino: aborda temas referentes à influência das políticas educacionais na formação inicial e continuada de profissionais da Educação; diretrizes curriculares e competências na Educação Básica; planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem; avaliações externas do desempenho escolar e seus impactos nas práticas docentes; pesquisa e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos; as tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de trabalho do professor.
Conselho do PPGPEGI (Mestrado em Educação/Uniara):
Profa. Dra. Dirce Charara Monteiro
Presidente
Prof. Dr. Fábio Tadeu Reina
Vice-Presidente
Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri
Profa. Dra. Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone
Profa. Dra. Luciana Maria Giovanni
Suplente
Rafaela Fernanda Esteves
Representante discente Turma 2017
Solange Aparecida de Souza Monteiro
Representante discente Turma 2016
Coordenadora e Docente
Processos de Ensino
Vice-coordenador e Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Gestão Educacional
Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
Docente
Processos de Ensino
Docente
Processos de Ensino
Docente
Processos de Ensino
Docente
Gestão Educacional
O aluno de Mestrado deverá cumprir no curso:
O aluno deverá integralizar os créditos no prazo máximo de dois anos (24 meses).
Dos créditos listados acima o aluno poderá cumprir a seguinte porcentagem fora do Programa:
Tabela de Créditos, Aproveitamento e Qualificação
Estrutura do curso | Quantidade | Créditos |
---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 3 | 12 |
Disciplinas eletivas | 4 | 16 |
APPs - Atividades programadas de pesquisa | - | 12 |
Dissertação | - | 48 |
1 crédito equivale a 15 horas.
Disciplinas Obrigatórias
Nomes das disciplinas obrigatórias | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Bases para elaboração de projetos de pesquisa | 60h | 04 |
Instituições educativas em suas múltiplas dimensões | 60h | 04 |
Dimensões da gestão educacional (Obrig. para a linha de Gestão Educacional) | 60h | 04 |
O ensino na educação básica (Obrig. para a linha de Processos de Ensino) | 60h | 04 |
Disciplinas Eletivas
Nomes das disciplinas obrigatórias | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor | 60h | 04 |
As diferentes dimensões da avaliação escolar | 60h | 04 |
Educação e direitos humanos | 60h | 04 |
Formação do educador. Avaliação das instituições educacionais | 60h | 04 |
Gestão educacional e formação de professores em serviço | 60h | 04 |
Gestão escolar na realidade brasileira | 60h | 04 |
Interações comunicativas na escola | 60h | 04 |
Novas tecnologias de informação e comunicação na educação | 60h | 04 |
Organização e gestão de sistemas educacionais | 60h | 04 |
Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos | 60h | 04 |
Políticas públicas para a educação no Brasil | 60h | 04 |
Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais | 60h | 04 |
Realidade escolar sob análise | 60h | 04 |
Situações de formação da equipe educacional | 60h | 04 |
Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira | 60h | 04 |
Diferentes dimensões da avaliação educacional | 60h | 04 |
Saberes e práticas docentes em diferentes componentes curriculares | 60h | 04 |
Fundamentos da educação inclusiva | 60h | 04 |
Considerando que se trata de um curso recente, iniciado em 2014, as iniciativas relacionadas à internacionalização estão em fase inicial.
Podemos apontar o Convênio de Alcalá já em andamento desde 2017.
O Prof. Dr. Eladio Sebastián Heredero, docente do nosso Programa e aposentado da Universidad de Alcalá de Henares, vem intermediando estágios de alunos do nosso Programa na Universidade de Alcalá:
Desde 2014, os professores do Programa vêm participando de eventos internacionais, apresentando trabalhos, bem como publicando capítulos e/ou livros em parcerias com pesquisadores internacionais.
Outras ações de internacionalização estão sendo consideradas, dependendo da obtenção de financiamento externo.
O Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação conta com dois grupos de pesquisa: "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" e "Organização e Gestão de Instituições Educacionais".
O grupo de pesquisa "Formação Docente e Práticas Pedagógicas" engloba investigações voltadas aos vários momentos da formação e atuação profissional docente, considerando contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino diferenciados, bem como os diversos aspectos envolvidos na prática pedagógica. São estudos voltados para os percursos de vida e trabalho do professor, concepções e características de práticas pedagógicas, como também pesquisas relacionadas aos processos de socialização, de ensino e de aprendizagem nos diferentes componentes curriculares no âmbito da educação escolar. Pretende-se que o conjunto dessas investigações, pautadas em aportes teóricos da área de Educação, contribua para a compreensão da formação e do trabalho docente nas relações educacionais.
Líderes:O grupo de pesquisa "Organização e Gestão de Instituições Educacionais" visa contribuir para o avanço da produção acadêmica na questão das políticas públicas para a educação em suas repercussões na atuação de equipes gestoras de escolas e de outras instâncias educativas no que tange à liderança, à organização e à formação continuada em serviço, bem como à leitura e utilização de indicadores educacionais no planejamento das ações. Como está vinculado a um curso de pós-graduação profissional, é colocada ênfase entre estudos teóricos, empiria e atuação na gestão educacional, em vários âmbitos e modalidades.
Líderes:É importante ressaltar que os dois grupos dialogam permanentemente entre si e que reúnem docentes-pesquisadores com vasta experiência na área da Educação, orientando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas, legais e em empíricas e de planos de intervenção que contemplam diferentes contextos institucionais, níveis e modalidades de ensino. Empenham-se, ainda, em publicações de livros e de textos em revistas especializadas, bem como na apresentação de trabalhos em eventos educacionais, buscando estabelecer parcerias entre professores, alunos e ex-alunos e estimular mestrandos e egressos na divulgação de seus trabalhos e na continuação de seus estudos. Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos. Os grupos de pesquisa são compostos principalmente por professores da Uniara e por docentes-pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrá-los.
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