[ mostrar mensagem ]
Nota de Pesar (18/06/2026)
A Universidade de Araraquara – Uniara comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro.
Ao longo de sua trajetória, o Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro dedicou sua vida à educação e ao fortalecimento da Uniara, deixando um legado de compromisso com a formação acadêmica, a produção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Sua atuação foi marcada pela liderança, pela visão de futuro e pelo permanente empenho em promover uma educação de excelência.
Neste momento de luto, a Uniara manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e a toda a comunidade acadêmica, compartilhando o sentimento de profunda tristeza e de gratidão pela inestimável contribuição do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro à instituição e à educação.
O velório será realizado na Funerária Fonteri, no dia 19/06/2026, a partir das 12h30, nas salas 1 e 2, e o sepultamento ocorrerá às 16h30.
Em homenagem à memória de seu Magnífico Reitor e em respeito ao luto que se abate sobre toda a comunidade universitária, a Universidade de Araraquara - Uniara suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas nos dias 19 e 20/06/2026, retomando seu funcionamento regular no dia 22/06/2026.
A Uniara rende sua mais sincera homenagem ao Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, cuja dedicação, liderança e compromisso com a educação permanecerão como inspiração e parte indelével da história da instituição.
Araraquara, 18 de junho de 2026.
[ ocultar ]
Publicado em: 12/03/2026
O curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu a mesa-redonda “Enfrentamento da violência contra a mulher: ação intersetorial e prevenção do feminicídio”, nesta quarta-feira, dia 11 de março. A atividade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, contou com a presença da enfermeira do Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA e do ambulatório de infecções sexualmente transmissíveis – IST/Aids, Marisa Marques Monteiro, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, representando o Centro de Referência da Mulher, Joana Araújo Lessa Santiago Mendanha, e as assistentes sociais da Gota de Leite, Ana Paula Frederico e Valéria Cristina Valverde.
O encontro foi coordenado pelas docentes Carlene Souza Silva Manzini, Lucilei Cristina Chiodi e Gabriella Carrijo Souza, com o apoio da coordenadora da graduação, Creusa Aparecida Meirelles. A atividade reuniu alunos, docentes, profissionais atuantes da Maternidade Gota de Leite, do SESA e do Centro de Referência de Saúde da Mulher do município.
As docentes explicam que “o curso de Enfermagem, dentro do espaço universitário, tem um papel fundamental no enfrentamento da violência contra a mulher ao promover conhecimento, formação profissional e diálogo com a sociedade”. “Eventos como este são importantes porque aproximam diferentes setores, como saúde, justiça, assistência social, segurança pública e educação, fortalecendo a rede de proteção às mulheres”, afirmam.
“É de extrema importância essa atividade, pois esses profissionais estarão lá na ponta e são quem vai receber a mulher violentada, no posto de saúde ou no hospital. A equipe tem que ter a sensibilidade para entender se aquela mulher caiu no banheiro porque escorregou ou se ela é vítima de uma agressão física. Esses profissionais são aqueles que precisam saber identificar uma agressão, que precisam saber conversar com uma mulher vítima de violência. Hoje, em Araraquara, em nosso sistema de saúde, temos excelentes profissionais que nos contactam, mas porque tem essa sensibilidade, esse olhar para esse tema”, afirma Joana.
Para Marisa, “é muito importante essa visibilidade ao assunto”. “Nós, enquanto profissionais de saúde, de vigilância epidemiológica, temos a possibilidade de conhecer um pouquinho mais sobre esses números e o que significam. Falar sobre o tema com profissionais de saúde, com pessoas jovens e a maioria mulheres, que estão extremamente envolvidas dentro desse processo, é muito gratificante”, conta.
Ela lembra que “a rede é fundamental para o suporte”. “A partir do momento em que você identifica alguma coisa ou um sinal que seja, ou por uma detecção profissional mesmo, do processo de violência, você orienta a vítima de quais são os caminhos que ela tem que tomar para se sentir acolhida e mais fortalecida. Seguir esse processo não é fácil. A rede de assistência a mulheres que sofreram violência no município de Araraquara é bastante atuante e necessária, pois temos a Delegacia de Defesa da Mulher – DDM e o Centro de Referência da Mulher. Temos alguns equipamentos que nos dão suporte, tanto na questão da acolhida quanto na questão de seguimento às questões de violência física, psicológica e sexual, que atuam devidamente organizadas e interligadas”, relata Marisa.
“Ao discutir o tema no ambiente acadêmico, a universidade cumpre seu papel social de sensibilizar futuros profissionais e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para as mulheres”, finaliza Creusa.
Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI