202602132024

Notícias

Aluno de Farmácia e do Programa Iniciação Científica em Biotecnologia da Uniara conquista estágio em Universidade da Holanda

Publicado em: 13/02/2026

 O aluno do quarto ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara e do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Matheus Crivelenti Abrão, foi contemplado com um estágio de quatro meses na University Medical Center Groningen, na Holanda, com o projeto “Desenvolvimento de Tintas para Impressão 3D baseadas em Ácido Hialurônico visando Aplicação em Liberação de Fármacos”. O estudo é orientado pelo docente do Programa, Hernane da Silva Barud, por meio da Bolsa Estágio no Exterior – BEPE, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.


Abrão conta que “trabalha com o desenvolvimento de hidrogéis para sistemas de liberação de fármacos personalizados por impressão 3D e a oportunidade do estágio surgiu quando consegui a bolsa pela FAPESP-BEPE e, com a sugestão do meu orientador, aceitei a proposta de trabalhar com o professor Helder Almeida dos Santos, na Holanda, onde ficarei por quatro meses, sob a orientação dele”.


“Este estágio será muito importante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, pois o grupo dele tem grande conhecimento em sistemas de liberação de fármacos. Além disso, as experiências no exterior enriquecem o programa da Uniara e possibilita a disseminação de conhecimentos obtidos para todo o grupo, incentivando outros alunos a buscarem o mesmo. O trabalho tem grande importância para a área da medicina personalizada, indo contra a ideia de que doses definidas de medicamentos servem para todos os pacientes. Como todas as pessoas possuem suas particularidades, doses definidas podem não apresentar os mesmos resultados terapêuticos para todos. A ideia do trabalho é o desenvolvimento de um medicamento de fácil personalização utilizando impressão 3D”, explica.


Barud comenta que “esse é um projeto envolvendo a impressão 3D, como um curativo avançado, e ele conseguiu com financiamento total da FAPESP no programa BEPE”. “Ficamos muito felizes, pois é um aluno de graduação que vai levar o nome da Uniara e do Programa de Pós-Graduação para o exterior, além do crescimento pessoal, profissional e cultural dele. Nosso grupo tem conseguido enviar muitas pessoas para o exterior com certa frequência. No ano passado, alguns estiveram na Espanha e na Bélgica, agora com o Matheus na Holanda, fico feliz pelo grupo por internacionalizar conhecimentos”, revela.


“Matheus, desde o segundo ano do curso, teve interesse em pesquisa. Como temos uma parceria com o professor Hernane na pós-graduação, apresentei o aluno, que já em 2024 iniciou a Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais - BioPolmat. Além de ser excelente, Matheus é dedicado e focado, onde teve grande êxito no programa e foi crescendo. Hoje, no quarto ano, ele conquista essa oportunidade de ir para Holanda dar continuidade e realizar o que ele gosta. Ele está feliz e realizado e eu, como coordenadora, também fico muito feliz, pois o curso está crescendo cada vez mais na área de pesquisa. Meu intuito, além da graduação, é mostrar como a ciência e a pesquisa são importantes e que a Uniara oferece isso, tanto por meio da graduação, com nossos docentes, como também por meio dessa parceria com a pós-graduação”, revela a coordenadora do curso de Farmácia, Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi.


O coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, enfatiza que “manifestamos nossa grande satisfação com os resultados alcançados no âmbito do PICBiotec, que vem se consolidando como um importante instrumento de formação científica qualificada e de estímulo à excelência acadêmica na Uniara”. “Essa experiência evidencia o impacto concreto do PPGB na ampliação das perspectivas acadêmicas dos estudantes, no fortalecimento da internacionalização da pesquisa e na consolidação de trajetórias científicas promissoras desde a graduação”, finaliza.


O projeto conta com coorientadoras as docentes Molíria Vieira dos Santos, da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas - FEQ-UNICAMP, e Lorena Brandão Esper, da Uniara, além de contar com a colaboração de Francisco Recco Torres e Jorge Alberto Achcar, ambos da Universidade de São Paulo – USP.


Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal podem ser consultados pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI