202606221919

mostrar mensagem ]

Nota de Pesar (18/06/2026)

A Universidade de Araraquara – Uniara comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro.

Ao longo de sua trajetória, o Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro dedicou sua vida à educação e ao fortalecimento da Uniara, deixando um legado de compromisso com a formação acadêmica, a produção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Sua atuação foi marcada pela liderança, pela visão de futuro e pelo permanente empenho em promover uma educação de excelência.

Neste momento de luto, a Uniara manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e a toda a comunidade acadêmica, compartilhando o sentimento de profunda tristeza e de gratidão pela inestimável contribuição do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro à instituição e à educação.

O velório será realizado na Funerária Fonteri, no dia 19/06/2026, a partir das 12h30, nas salas 1 e 2, e o sepultamento ocorrerá às 16h30.

Em homenagem à memória de seu Magnífico Reitor e em respeito ao luto que se abate sobre toda a comunidade universitária, a Universidade de Araraquara - Uniara suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas nos dias 19 e 20/06/2026, retomando seu funcionamento regular no dia 22/06/2026.

A Uniara rende sua mais sincera homenagem ao Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, cuja dedicação, liderança e compromisso com a educação permanecerão como inspiração e parte indelével da história da instituição.

Araraquara, 18 de junho de 2026.

ocultar ]

UNIARA

Em memória do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro

Notícias

Alunas de Enfermagem da Uniara apresentam TCC sobre cuidados com pressão arterial invasiva

Publicado em: 29/01/2025

 As alunas do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Evelyn Eduarda Lopes dos Santos Martins e Viviane Maria Alves Pereira, apresentaram, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudo “Cuidados com Pressão Arterial Invasiva: conhecimento da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva”. A pesquisa foi orientada pela professora Silvia Helena Tognoli.


“As alunas fizeram a apresentação dos resultados do TCC também para as representantes do Hospital de Ensino Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, Lívia Amaral e Rita Mondini, onde a pesquisa foi desenvolvida, e foram bem avaliadas. O trabalho de campo foi desenvolvido com 49 técnicos de enfermagem e oito enfermeiros que atuam na UTI do hospital. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre os cuidados e manuseio com a Pressão Arterial Invasiva – PAI em pacientes críticos”, explica a orientadora.


Silvia afirma que, “após a análise dos resultados, identificou-se a lacuna de conhecimento em ambos os cargos, especialmente em questões institucionais relacionadas aos treinamentos, que serão tema de futuros estudos entre as duas instituições”. “A apresentação dos resultados das alunas foi muito bem avaliada pelas representantes da instituição e firmaram a parceria para que sejam implementados novos objetivos e desafios sobre a temática abordada”, revela.


Evelyn e Viviane explicam que “o trabalho aborda a importância do monitoramento invasivo da pressão arterial nas Unidades de Terapia Intensivas - UTIs e o papel crucial da equipe de enfermagem no manuseio correto deste procedimento”. “A pressão arterial invasiva é frequentemente utilizada para monitorar pacientes graves, proporcionando dados contínuos e precisos sobre o estado hemodinâmico do paciente”. “O conhecimento adequado da equipe de enfermagem sobre este procedimento é fundamental para garantir a segurança do paciente, prevenir complicações e otimizar o cuidado na UTI. A importância desse trabalho está em avaliar a competência da equipe de enfermagem, identificar lacunas no conhecimento e propor estratégias de capacitação para melhorar a qualidade do cuidado”, revelam.


“Além de apresentarmos nosso projeto na Uniara durante a defesa, também o apresentamos na Santa Casa de Araraquara, no ensino clínico para a Lívia e para a coordenadora da UTI, Rita, ambas fundamentais no apoio e contribuição para a conclusão do trabalho e recebemos um feedback positivo, pois, ao apresentar os dados finais da pesquisa, foi possível discutir com elas as principais lacunas no conhecimento dos profissionais e propor melhorias para o ambiente da UTI”, relatam as alunas.


“Essa pesquisa é de grande importância para nossa formação profissional e acadêmica, pois nos proporcionou a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre um tema crítico no cuidado intensivo. Ele nos permitiu desenvolver habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação, essenciais para nossa trajetória acadêmica. Além disso, contribuiu para o aprimoramento de competências práticas que serão aplicadas no cuidado ao paciente crítico, promovendo uma atuação mais segura, embasada em evidências e voltada para a melhoria contínua dos processos assistenciais. Essa experiência reforçou nosso compromisso com a educação permanente e a busca por qualidade no cuidado de saúde”, finalizam.


Mais informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI