202409191938

Notícias

Alunas de Pedagogia da Uniara criam caixa pedagógica para ser aplicada em sala de aula

Publicado em: 29/07/2024

 As alunas do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabrieli Rauana da Silva Taveira, Heloisa Criscolin, Júlia Lopes Augusto e Taiana Dória Moreira, criaram uma caixa pedagógica dos cinco sentidos para ser aplicado em sala de aula com crianças. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Comportamento do Consumidor e Meio Ambiente, ministradas pelas docentes Nádia Pizzolitto e Viviane Xavier Ferreira, respectivamente.

Em nome do grupo, Gabrieli conta que “o objetivo era desenvolver uma caixa pedagógica onde as crianças poderiam aprender de forma lúdica e divertida ao mesmo tempo”. “O projeto foi idealizado pela Taiana e executado e apresentado por todo o grupo. Esse trabalho trata-se de um projeto que tínhamos onde o objetivo era produzir um material pedagógico para apresentar em sala de aula, no qual, os próprios alunos da turma seriam as ‘crianças’ e nós os ‘professores’. Como a Taiana sempre teve contato com crianças e já tinha até mesmo alguns materiais em sua casa, decidimos trazer algo mais dinâmico e bem chamativo do jeito que as crianças gostam”, explica.

Ela afirma que “criaram um modelo de persona e o utilizaram como exemplo para a turma”. “Através deste modelo de persona - contávamos a história de um menino que durante a aula de ciências não compreendeu a função dos cinco sentidos - e para solucionar esse problema, nós como professoras iríamos produzir uma espécie de caixa que continha cinco jogos pedagógicos sobre os cinco sentidos”, relata.

“Foi de extrema importância esse trabalho, pois ele entra na área que queremos trabalhar, com a pedagogia, o ensinar as crianças. Desenvolver um produto para você poder utilizar com seus futuros alunos é muito produtivo. Quando aplicamos em sala de aula com nossos colegas, muitos participaram diversas vezes, então para nós foi gratificante”, conta a aluna.

Gabrieli explica que para estimular outros sentidos utilizaram frutas. “Também trouxemos para a aula exemplos de frutas, abordando quais os benefícios delas para a nossa saúde. As frutas foram utilizadas para estimular o paladar e o olfato, promovendo a parte teórica, utilizando a linguagem que estaríamos utilizando com nossos alunos”, ressalta.

Para finalizar Gabrieli afirma que “avaliando, foi uma apresentação dinâmica que trouxe o foco pessoal na caixa primeiro mesmo com a parte teórica e criando a curiosidade para, no final, apresentarmos a caixa e como utilizamos materiais recicláveis, também entrou na disciplina de meio ambiente , onde a professora Viviane, de Meio Ambiente, nos propôs criar brinquedos pedagógicos onde os fizemos e apresentamos as fotos para a turma da sala.”

Nádia afirma que “as alunas fizeram uma caixa e, com ela, seria possível sentir a questão do olfato e ter várias percepções do tato”.

Viviane conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, completa.

Informações sobre o curso de Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /